Novidades

terça-feira, 3 de abril de 2012

Criando a HQ A Era das Trevas

Como surgiu a idéia para criar a HQ A Era das Trevas? Bem, joguei RPG durante grande parte da minha infância e adolescência, em especial a série D&D (Dungeons & Dragons), por isso não o universo das aventuras medievais fantásticas não é uma escolha aleatória. Já havia lido os livros do Senhor dos Anéis quando este estreou nos cinemas e até li algumas coisas de Dragon Lance, fora os muitos livros dedicados ao jogo de tabuleiro em si.
Mas não foi de maneira premeditada que história surgiu, na verdade, os elementos acima pouco influenciaram diretamente no surgimento da história. Tudo aconteceu quando eu exercitava outro de meus vícios, o vídeo game. Após adquirir o jogo Demon’s Souls (leia uma resenha aqui: www.outrosassuntos.wordpress.com/2012/01/04/depois-de-muito-tempo-um-rpg-que-vale-a-dedicacao/) fiquem tremendamente envolvido. Um jogo de fantasia medieval com um sistema de batalhas simples, mas com uma dificuldade alucinante. Sua ambientação extremamente pesada e angustiante me inspirou a criar um mundo onde a esperança se esvaia e os homens viviam no medo. Na verdade, o cavaleiro da primeira edição é baseado no primeiro personagem que criei (sim, você cria seu personagem), para desbravar o excelente Demon’s Souls.
Mas a idéia brotando em minha mente, acabei sofrendo interferência de várias outras coisas. Como não pensar em um mundo negro sem pensar em Ravenloft (um dos mundos que pode se ambientar uma campanha de D&D)? Pelo para mim, pareceu uma influência um tanto óbvia. Quase chamei os reinos atuais, dominados pelas hordas, de Reinos do Medo (uma alusão aos Domínios do Medo de Ravenloft).O personagem Duke é, na verdade, um antigo ladrão que criei para experimentar o sistema de RPG criado por Marcelo Cassaro (antigo editor da Dragão Brasil e escritor da série em quadrinhos brasileira de maior sucesso, Holy Avengers), 3D&T. Maria, a louca é uma mistura de personagens como Gatz (Berserker) e Miralda (Demon’s Souls), mas ao mesmo tempo nada tem a ver.
Existem outras influências? Sim, com certeza. O nome do Senhor da Armadura e da Espada Colossal vem de Axe Lord Armor (aquele cavaleiro azul que tem um machado e um escudo em Castlevania XX). Também penso em Darkstalker, Shadow of the Colossus e diversas outras coisas.
Não, eu não estou copiando ninguém. Não há nada nas HQs que possa ser considerado plágio (se aconteceu, nem eu mesmo sei o que é). Mas tudo que fizer, será reflexo de minhas experiências, afinal, é assim que somos.

2 comentários:

  1. Bem que notei certa referência a uma "Espada", um maçico de ferro do tamanho de um homem adulto, desenhada na capa de A Era das Trevas 3.
    Hehehe, muito bom, ótima fonte. Cenário de RPG foda que na minha preferência só perde para Reinos de Ferro.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Fael! Estamos trabalhando para melhorar sempre!

    ResponderExcluir